top of page

EQUIPE

_DSC2871.jpg

JOSÉ ANTONIO FICHTNER
 

Mestre em Direito pela Universidade de Chicago. MBA em Agronegócio pela USP-ESALQ. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Membro da Comissão de Juristas nomeada pelo Senado Federal para elaboração do Anteprojeto de Reforma da Lei de Arbitragem brasileira (Lei nº 13.129/2015).

Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro 1994-1998. Ex-Procurador do Estado do Rio de Janeiro. Foi Professor da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Professor Convidado da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual, do Comitê Brasileiro de Arbitragem, do Comitê de Arbitragem e Mediação da CCI Brasil, da International Bar Association (IBA) e da Associação Latino-Americana de Arbitragem (ALARB).

 

Árbitro e Mediador. Listado, por vários anos como #1, nas áreas de Litígios e Arbitragem, pelo Chambers and Partners, edições Global e Latin America, tendo sido reconhecido como um dos 20 maiores especialistas em Arbitragem na América Latina pela publicação. Autor de numerosos artigos e vários livros nas áreas de Arbitragem e Processo Civil. Conferencista nas áreas de Arbitragem e Processo Civil. Membro do YPO, capítulo São Paulo.

É sócio-fundador do escritório Fichtner Advogados com atuação tanto a nível nacional quanto internacional. Fichtner, além de advogado, Professor e escritor, atua como árbitro e mediador, sendo reconhecido e listado nas principais instituições jurídicas arbitrais brasileiras.

José Antonio Fichtner foi agraciado com diversos prêmios e reconhecimentos ao longo de sua trajetória profissional. Recebeu a Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (1994), a Medalha do Mérito Eleitoral (1997) e a Medalha de Honra do Mérito Eleitoral (1998), ambas concedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Em 2014, foi homenageado com a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, tanto pelo Tribunal Superior do Trabalho (agosto) quanto pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (novembro). No campo do reconhecimento técnico e internacional, foi eleito #2 no Brasil na área de Litigation pelo Chambers and Partners – Global entre 2005 e 2009 e, em seguida, #1 na mesma categoria de 2010 a 2019. Também foi considerado #1 na área de Arbitration no Brasil, pela mesma publicação, de 2011 a 2019. Em 2011, foi nomeado um dos vinte maiores especialistas em arbitragem internacional da América Latina (Latin America’s Top Twenty Litigation Experts in International Arbitration) e, entre 2012 e 2019, foi reconhecido como Leading Lawyer no Brasil em Dispute Resolution pelo The Legal 500.

Gustavo-491.jpg

RODRIGO SALTON​
 

Mestrando em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 

LLM em Advocacia Corporativa (2023) e LLM em LGPD e GDPR (2024) pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FMP).

MBA em Estratégias Empresaris (2024) pela Saint Paul Business School e MBA em

Liderança, Inovação e Gestão (2025) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 

Especialista em Direito Civil e Processo Civil (2023) e Especialista em Advocacia Contratual e Responsabilidade Civil (2024) pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FMP) .

Bacharel em direito pela UFRGS (summa cum laude), com período de estudos na Universidade de Lisboa.

Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Eric E. Bergsten em quatro edições consecutivas do Willem C. Vis International Commercial Moot (2019, 2021, 2022 e 2024), foi campeão do prêmio da competição brasileira de arbitragem - Petrônio Muniz, organizada pela CAMARB, em duas oportunidades (2019 e 2022) e menções honrosas por desempenho acadêmico em múltiplas edições dos Salões de ciência da Faculdade de Direito da UFRGS (2017, 2018 e 2019).

 

PHOTO-2025-04-02-18-54-22.jpg

WALDYR LIBERATO

Advogado que atua nas áreas de arbitragem e contencioso estratégico de direito privado, pincipalmente disputas relacionadas a contratos empresariais e a Fusões e Aquisições (M&A).

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2025).

Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Eric E. Bergsten em duas edições do Willem C. Vis International Commercial Moot (2022 e 2024), foi campeão do prêmio da competição brasileira de arbitragem - Petrônio Muniz, organizada pela CAMARB, em 2022).

PHOTO-2025-04-02-21-43-41.jpg

GRAZIELA BRAZ

Advogada que atua nas áreas de arbitragem e contencioso estratégico de direito privado, principalmente em disputas relacionadas a direito societário, família e sucessões. 

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2024).

Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Eric E. Bergsten em duas edições do Willem C. Vis International Commercial Moot (2022 e 2024), foi campeã do prêmio da competição brasileira de arbitragem - Petrônio Muniz, organizada pela CAMARB, em 2022).

Graziela é membra do Comitê Brasileiro de Jovens Arbitralistas do Comitê de Jovens Arbitralistas do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CJA) e da Women in Antitrust (WIA).

© 2025 por Fichtner Advogados: Todos os direitos reservados

Fichtner - Logo Horizontal (sem subtítulo) - Fundo Azul Escuro.png
bottom of page